terça-feira, 28 de julho de 2009

VM Aldeia(Recife)-Pe (dias 20-21)

(dia 20)
Chegamos em Recife-PE as 6:30 da manhã, e partimos direto para a praia(o pastor nos deu esse passeio^^), chegamos na praia as 9, tomamos um belo café da manhã preparado pela Roseane(사모님 da igreja em Aldeia) e por mais duas irmãs de outra igreja.
Fomos para a praia com o pastor Luciano(de Aldeia)e ficamos lá até as 11:30. Voltando novamente a casa, tinha água de coco a nossa espera! Tomamos banho e almoçamos muito bem, e partimos para o bairro de Aldeia em Camaragibe.
Estava dormindo na van, e quando abri os olhos tínhamos chegado em Aldeia, estava cansada(por causa da viagem noturna no ônibus)... Mas quando o pessoal da igreja viu a nossa van chegando, estavam esperando na porta com bexigas nas mãos, e também tinha uma faixa na frente da igreja nos recepcionando... Pensei comigo mesma: “Para mim pode parecer que estamos no final da missão, mas não, estamos no começo de mais uma nova missão aqui em Recife... Ânimo!!!”
Logo que chegamos(as 15:30) era para fazermos o treinamento das 4 leis com as jovens da lá(não tem homens naquela igreja, de 40 membros, são apenas 3 ou 4 homens), mas como atrasamos fomos direto para a divulgação. Meu grupo era eu, Mungui e mais duas irmãs da igreja. Falei para as irmãs nos levarem, pois não fazia a mínima noção de nada daquele lugar^^.
A irmã Dora falou para irmos pela invasão, seguimos ela, e nem reparei no termo ‘invasão’ usado por ela. Chegando à ‘invasão’ entendi o porquê da ‘invasão’. Eram um monte de casas que haviam invadido um terreno(meio que um barranco de terra). Começava como uma ruela com casas(maioria de apenas um cômodo, ou seja, somente uma sala) em ambos os lados, e descendo um pouco mais aparecia tipo de um córrego que separava essa ruela ao meio. Nesse córrego tinha uns lixos, latas, sacolas... com um líquido meio esverdeado... Tudo era barro, e para ir de um lado da ruela para o outro aparecia umas ‘pontes’ feitas de madeira(provavelmente sobras que encontraram em algum lugar) que olhando parecia que quebraria num pulinho, mas as pessoas de lá passavam por ela normalmente e nós tbm acabamos nos acostumando^^, e andando por lá, do nada aparecia umas galinhas cortando o caminho, galinha capoeira(que comemos em Patos^^).
Indo mais para dentro da invasão encontramos bastante crianças, mas que tbm já haviam começado as aulas, porém o horário daqui era diferente(as aulas eram das 7-10:30; 11-14:30), e também encontrei crianças de 5 anos para cima que não andavam ‘ainda’ na escola. Tinha uma turminha brincando de pique-lateral(um esconde-esconde mais sofisticado^^) e com badoque(estilingue). Também vimos crianças novinhas de uns 3, 4 anos brincando descalças de escorregador num barranco de uns 2 metros de altura...
Na divulgação encontrei a Carminha lavando louça(eles lavam louça no ‘quintal’ com um balde de água ) e chamei ela para o culto da noite que respondeu que iria com certeza.
Voltamos para igreja e só nessa hora que deu para vermos direitinho como que faríamos para dormir. A igreja era o templo, a cozinha e uma sala das crianças. Todas as malas estavam nessa sala.Decidimos que os meninos dormiriam no templo da igreja e as meninas nessa salinha com todas as malas juntas.
Estávamos sem camiseta da missão para usar, então a Chelly onni e a Laiza lavaram nossas camisetas. O Ju dpsn fez um varalzinho improvisado para nós e penduramos nossas roupas. Depois de nem meia hora começou a chover... E correndo tiramos as roupas todas molhadas... Foi aí que a Rose falou que era melhor só pendurar as roupas durante a tarde, pois poderiam roubar nossas roupas... Fiquei com um pouco de medo, mas depois acabei esquecendo^^...
Fizemos o primeiro culto. Carminha não veio...
Nos reunimos após o culto, tomamos banho(frio^^) e dormimos no chão só com o saco de dormir!! Igual no aeroporto....dormi muitooo bemmm!!!

(Dia 21)
Aqui em Aldeia tínhamos que acordar 30 minutos mais cedo do que o costume, porque só tinha um banheiro para as meninas e um para os meninos...
Seguimos nossa programação da manhã, e começamos a preparar as coisas da E.B.F., estava chovendo de novo e já era perto das 10 e não tinha nem 20 crianças... Mas chegando perto do horário começaram a vir as crianças, e engraçado que elas estavam todas de chinelo sujo(por causa da chuva) de barro e automaticamente entravam na igreja e tiravam seus chinelos deixando num cantinho^^.
Vieram 148 crianças!! Os meninos que estavam brincando de badoque também vieram!! No primeiro dia!!
As crianças de Aldeia são mais empolgadas do que as crianças de Patos, fazem os gestinhos junto e cantam bem alto.Durante as atividade, como não tinham salas, ficamos todos no templo em roda pintando no chão. Elas eram tão caprichosas e educadas(não brigavam por causa da borracha, nem gritavam para falar).
Terminado a E.B.F. almoçamos e fizemos treinamento das 4 leis, estava com muito sono e a chuva tinha voltado.Por um momento pensei: ‘Poderia continuar a chuva, aí não daria para ir evangelizar e poderíamos descansar...’ Mas Deus queria que eu fosse!! Meu grupo era Angelo oppa, eu, Roseane, Vilma e Rosecleide. Fomos de novo para a invasão, enquanto Angelo oppa estava numa casa fui até a casa da Carminha, mas ela não estava... Queria ter falado com ela... Fui à casa de uma mãe jovem que tinha 2 filhos, Danielle. Oramos juntas. Na volta encontrei a metade do meu grupo na casa de Flávia e Antônio. Eles acreditavam em Deus, mas na hora da oração... falaram que ainda não queriam... mas falaram que iriam ao culto da noite. Dentre as 4 casas em que passamos(encontramos umas 15 pessoas), no máximo 3 pessoas sabiam ler...
No culto da noite eu vi a Danielle, e a Flávia com seus filhos... Depois da palavra o pastor pediu que fossem à frente quem gostaria de receber oração, começaram a sair algumas pessoas, olhei para Danielle e Flávia, mas elas ficaram em seus lugares... Pensei em ir até elas, mas achei melhor não, poderia parecer que estava pressionando... Quando o pastor estava orando pela última pessoa, a Flávia veio até mim, e perguntou se o pastor poderia orar por ela(claro que sim!!!), encaminhei ela até o pastor e fiquei orando pela sua vida. No final do culto fui cumprimentar Danielle que estava junto com a Carminha!! Nem tinha reconhecido a Carminha!! Mas ela falou que ouviu que eu tinha procurado ela à tarde^^.

Nenhum comentário:

Postar um comentário